Por que é importante que a manutenção do playground esteja em dia?

Por que é importante que a manutenção do playground esteja em dia?

Os playgrounds são o lugar em que as crianças se divertem, correm, brincam, exploram e se aventuram de diversas maneiras. Tendo dito isso, é importante assumir a responsabilidade de mantê-los sempre seguros para os pequenos. A manutenção regular em seu playground garantirá que o equipamento está sempre em dia com a segurança e que as crianças não irão se machucar enquanto se divertem.

Segurança em primeiro lugar

Você sabia que metade dos acidentes nos playgrounds acontecem pela falta de manutenção? Seja uma porca ou parafuso solto, alguma saliência ou superfície deformada, a falta de manutenção do playground pode resultar em uma criança ferida. As lesões mais comuns relacionadas a playgrounds podem incluir desde pequenos cortes e hematomas até machucados mais sérios.

Nos Estados Unidos, estima-se que, anualmente, mais de 200 mil acidentes com crianças nos playgrounds aconteçam. No Brasil, desde 2008 foram registrados mais de 5000 casos de acidentes sérios. As lesões incluem fraturas, entorses, concussões, ossos quebrados, luxações, cortes, contusões, entre outras. As lesões nos playgrounds ocorrem mais nos escorregadores do que em qualquer outro equipamento e os maiores causadores dessas lesões são as quedas na superfície.

Faça o seu investimento valer

Não é necessário dizer a compra e instalação de equipamentos de playground são um grande investimento. Isso inclui não apenas o equipamento do playground, mas também as estruturas que fornecem sombra, os pavilhões de abrigo, o revestimento e a mobília do local. Fazer a manutenção de forma regular pode ajudar a fazer com que o ambiente do seu playground dure ainda mais do que o esperado, portanto faça seu investimento valer a pena solicitando manutenções para que você tenha o melhor do seu playground e para que ele seja sempre seguro.

Gerencie os riscos

Quando você faz a manutenção dos equipamentos do seu playground da forma certa, você não apenas protege seu investimento, mas também protege os clientes e as crianças que vão aproveitar todo o ambiente do playground para se divertirem. Qualquer item ou equipamento que esteja relacionado ao playground, mas que não está sujeito à manutenção regular, representa um risco de mau funcionamento para a segurança, podendo causar ferimentos e até mesmo danos graves em crianças. Mantenha o padrão do seu playground para que as crianças possam sempre se divertir da melhor forma possível, com segurança, e para que os pais possam ficar tranquilos e despreocupados.

Indicadores de manutenção relacionados ao playground:

  • Preocupações ou reclamações: uma indicação de que é hora de fazer a manutenção do equipamento do seu playground são as preocupações e reclamações de crianças ou de seus responsáveis.
  • Equipamento visivelmente quebrado: outro sinal claro de que o playground necessita de reparo é qualquer dano que seja facilmente visível. O mesmo vale para peças faltando.
  • Equipamento com defeito: certifique-se de que o equipamento do playground esteja funcionando como deve. Caso contrário, busque o reparo ou substituição do que for preciso.
  • Uso excessivo: com o passar do tempo, algumas peças do playground precisarão de manutenção com mais frequência do que outras.
  • Superfície: se o seu playground tiver alguma superfície solta ou irregular, ele precisará de reparo, uma vez que problemas nas superfícies podem ocasionar quedas de crianças.

Na Labor Playgrounds, nós executamos projetos para sua área de lazer de forma completa com equipamentos recreativos de alta qualidade e que seguem as normativas de segurança da ABNT. Além disso, também oferecemos o serviço de manutenções periódicas para os equipamentos.

Entre em contato conosco para que possamos entender como podemos ajudá-lo a desenvolver o melhor projeto de acordo com a sua necessidade.

Deixe um comentário