fbpx
,

Por que as escolas deveriam investir mais em playgrounds

Os parques infantis são locais de aprendizagem chave nas escolas. A área de lazer de uma escola não serve apenas para descanso entre as aulas. Os playgrounds são essenciais para o desenvolvimento dos alunos em qualquer escola.

O brincar é um componente crucial do desenvolvimento das crianças. Foi reconhecido por profissionais médicos e defensores dos direitos humanos em todo o mundo como essencial para a saúde e o bem-estar geral de uma criança. Os playgrounds oferecem aos professores, administradores e pais um ambiente ao ar livre na escola, projetado para incentivar a exploração, o crescimento e a brincadeira.

Benefícios do equipamento de playground para escolas

Os playgrounds são a maneira ideal de ajudar as crianças a queimar o excesso de energia, mas também desempenham um papel muito importante no desenvolvimento e na saúde geral dos alunos.

Descubra as razões pelas quais as escolas precisam de playgrounds:

 

  1. Ajuda as crianças a desenvolver habilidades motoras grossas

As habilidades motoras grossas são demonstradas pelos principais grupos musculares do tronco, braços e pernas. Habilidades que podem ser resumidas em andar, pular, chutar, arremessar e levantar. O desenvolvimento de habilidades motoras grossas é crucial porque forma a base para o desenvolvimento de habilidades motoras finas. É por isso que os bebês aprendem a rolar, sentar e puxar para cima antes de conseguirem segurar algum objeto ou algum movimento mais complexo.

O desenvolvimento de habilidades motoras grossas também ajuda as crianças a se tornarem mais conscientes de seu corpo e de como ele se move, bem como a reação, o equilíbrio e a melhoria da força.

Ter consciência da orientação do próprio corpo é algo feito pelo sistema vestibular do nosso corpo. Este sistema é responsável pelos movimentos e respostas físicas que o corpo gera à medida que se move e muda de posição. Se você já girou em círculos em um balanço de pneu e se sentiu tonto depois, esta é uma resposta do sistema vestibular do seu corpo. Quando as crianças brincam em um playground, elas aprendem a identificar essas sensações e a lidar com elas quando elas vêm.

As áreas de lazer proporcionam um lugar para as crianças desenvolverem essas habilidades de muitas maneiras diferentes, algumas mais óbvias do que outras. Uma parede de escalada, por exemplo, oferece um local para as crianças desenvolverem a força dos dedos e da parte superior do corpo. O equipamento de escalada que se move também exige que as crianças fortaleçam a coordenação e o equilíbrio e melhorem as articulações e os músculos.

Outra maneira que os playgrounds podem ajudar as crianças a desenvolver habilidades motoras grossas é em equipamentos como balanços e escorregadores. Subir até o topo de um escorregador ou bombear as pernas para balançar exige que os alunos usem e construam seus músculos nas pernas e nas áreas abdominais.

 

  1. Melhora a saúde física das crianças

Fornecer equipamentos de playground abundantes e de alta qualidade é um investimento essencial na saúde de seus alunos. Se uma escola não tem espaço para brincar ou não tem equipamento suficiente, muitas vezes as crianças acabam sentadas entediadas ou desanimadas porque não podem usar o equipamento. Investir em mais equipamentos de playground incentiva todos os alunos a se envolverem em atividades físicas durante o recreio.

As áreas de lazer ajudam as crianças a desenvolver suas habilidades motoras grossas, mas também beneficiam a saúde física geral dos alunos. A pesquisa mostrou que passar apenas 17 minutos por dia ao ar livre contribui para uma melhor saúde física e bem-estar emocional. Oferecer amplos equipamentos de playground incentiva os alunos a envolver seus músculos em uma variedade de atividades físicas, em vez de apenas ficar sentados à margem.

Investir em uma reforma do playground é um investimento que vale a pena porque incentiva os alunos a se envolverem nas atividades quando a turma sai para o recreio. Se os alunos de repente virem uma nova estrutura de jogo ou atualizações em um jogo antigo e cansado, é mais provável que se envolvam em brincadeiras com seus colegas em vez de sentar ou ficar de lado e assistir.

 

  1. Incentiva brincadeiras ao ar livre e outras atividades

As crianças de hoje não brincam tanto quanto antigamente. De fato, estudos mostraram que as crianças de hoje passam apenas 30 minutos ao ar livre todos os dias e mais de sete horas por dia em frente às telas.

As escolas não só podem como devem incentivar os alunos a brincar mais ao ar livre, fornecendo um playground apropriado pra isso. Mesmo que não possa oferecer um recreio prolongado, incentivar brincadeiras ao ar livre pode se significar mais tempo brincando ao ar livre depois da escola e também no fim de semana.

Brincar ao ar livre também ensina as crianças sobre sua relação com o mundo. Balanços e escorregadores ensinam sobre a gravidade. Ou mesmo aprender que o sol os deixa quentes ou que a brisa os esfria dá às crianças oportunidades importantes para se envolverem no mundo. E os playgrounds geralmente fornecem a motivação que essa geração digital precisa para sair e ser ativa.

Além de aprender sobre como o mundo funciona, passar um tempo ao ar livre pode ajudar as crianças a desenvolver amor e respeito pelo meio ambiente que se estenderão até a idade adulta. Estudos mostram que 87% dos adultos que brincaram ao ar livre quando crianças relataram um amor contínuo pela natureza em seus anos adultos. Para cultivar adultos que se preocupam com o meio ambiente e gostam de interagir com a natureza, incentive esse interesse em crianças pequenas.

 

  1. Desenvolve a criatividade dos alunos

Os playgrounds são uma ótima maneira de incitar a criatividade dos alunos. Deixe os alunos fingirem ser um rei em um castelo ou um pirata em alto mar ou o motorista de um caminhão de bombeiros. Essa brincadeira pode inspirá-los a criar histórias divertidas e envolventes entre todos os seus colegas no playground. Áreas lúdicas com equipamentos musicais ou outros equipamentos sensoriais podem incentivar ainda mais o envolvimento, pois os alunos podem criar músicas e sons que acompanham suas brincadeiras.

Mas isso não significa que as escolas precisem investir seus recursos em um elaborado castelo ou playground com cenário de fazenda. Algumas escolas e comunidades têm conseguido criar espaços de brincadeiras com equipamentos mais abstratos que permitem que as crianças usem a imaginação para criar e jogar todos os tipos de jogos.

Algumas das faíscas dos playgrounds de criatividade podem vir do esforço para tornar o playground da sua escola diferente dos outros da comunidade. Quando as crianças encontram equipamentos que não puderam usar no passado, elas têm uma nova chance de criar jogos e ideias que não tinham antes. Novas experiências desenvolvem ainda mais sua criatividade e também evitam que as crianças fiquem entediadas.

Labor Playgrounds

Na Labor Playgrounds, nós executamos projetos para sua área de lazer de forma completa, com equipamentos recreativos de alta qualidade e que seguem as normativas de segurança da ABNT. Além disso, também oferecemos o serviço de manutenções periódicas para os equipamentos.

Entre em contato conosco para que possamos entender como podemos ajudá-lo a desenvolver o melhor projeto de acordo com a sua necessidade.

Av. Alexandre Cazellato, 4065. Betel – Paulínia/SP – CEP 13148-218

Desenvolvido por Inicial Comunicação