Como manter as crianças ativas no inverno

Como manter as crianças ativas no inverno

As crianças são naturalmente cheias de energia, mas quando chega o tempo frio, as atividades acabam ficando de lado. Com o tempo médio de tela das crianças sendo de cinco a sete horas por dia, pode ser tentador ficar em casa assistindo ou jogando alguma coisa. Então, como manter as crianças ativas quando o tempo frio se instala?

A melhor forma de fazê-las se exercitar é envolvê-las em atividades divertidas. Por isso, confira esta lista de ideias de atividades para as crianças no inverno.

As crianças sempre precisam de atividade física, mesmo no inverno

O exercício é fundamental para o desenvolvimento mental e físico das crianças. Crianças fisicamente ativas tendem a tirar ir melhor na escola e apresentam um comportamento melhor do que crianças inativas. Obviamente, a quantidade de atividade que elas precisam depende da idade e das habilidades físicas, e algumas podem precisar de mais exercícios do que outras.

Atividades recomendadas para crianças de diferentes idades:

Idades 3-5: crianças pequenas devem ser ativas durante todo o dia. O jogo ativo é vital para o desenvolvimento mental e físico das crianças em idade pré-escolar.

Idades 6-17: crianças em idade escolar precisam de pelo menos 60 minutos de exercício por dia. Essa atividade pode ser de intensidade moderada a vigorosa, o que significa que elas devem aumentar seus batimentos cardíacos e sentir que estão trabalhando.

Algumas atividades são melhores para crianças pequenas do que para adolescentes. Por exemplo, crianças de cinco anos geralmente fortalecem seus músculos por meio de exercícios de ginástica, como subir em árvores ou brincar em playgrounds. No entanto, as crianças de 12 anos são mais adequadas para atividades físicas estruturadas, como aulas de dança ou esportes coletivos.

Atividades de inverno internas para manter as crianças ativas

Sim, você pode manter as crianças ativas no inverno, mesmo quando está muito frio para brincar ao ar livre. Seja em casa ou na sala de aula, tudo o que você precisa para fazer as crianças se mexerem é um pouco de criatividade.

Ideias interessantes e sem tela que podem ser experimentadas na sala de aula, na creche ou até mesmo em casa:

Bolas de neve: se você tiver papel reciclado à mão, poderá criar bolas de neve falsas. Dependendo do número de crianças que jogam, você pode jogar com equipes ou deixa-las livres para brincar como quiserem.

Caça ao tesouro: caças ao tesouro são divertidos para crianças de todas as idades.

Festa de dança: coloque todos de pé limpando o chão e ligando uma música pra dançar. Torne a festa ainda mais divertida adicionando coisas legais, como bastões luminosos ou uma pista de dança de plástico bolha.

Faça da limpeza um jogo

Quando tudo estiver pronto, é hora de colocar tudo de lado. Mas você pode manter a diversão transformando o processo de limpeza em um jogo próprio. Ligue uma música — se ainda não o fez — e prepare-se para colocar seu espaço em forma. Aqui estão alguns jogos divertidos para manter todos motivados:

Desafios de tempo: incentive a competição saudável dividindo a sala em seções iguais. Atribua a cada criança uma seção. Quando todos souberem qual seção vão limpar, inicie um cronômetro e veja quem consegue terminar primeiro.

Aros de lixo: defina um cronômetro para contagem regressiva por um minuto e coloque a lixeira no centro da sala. Faça com que seus filhos joguem lixo na lixeira como se fosse uma cesta de basquete e faça com que eles acompanhem quantos arremessos eles fazem. Quem conseguir mais lixo na lata ganha!

Brincar de faz de conta: estique os músculos imaginários de seus filhos, transformando a limpeza em um cenário emocionante para eles representarem. Por exemplo, você pode colocá-los em um navio afundando no meio do oceano. A melhor maneira de salvar a todos é tirar o lixo do convés e colocá-lo na lixeira. As crianças mais novas vão querer limpar se estiverem participando de uma história épica em vez de fazer uma tarefa.

Onde as famílias podem ir para se manter ativas no inverno

Às vezes, seus filhos só precisam sair de casa para desabafar. Mas onde você pode ir quando o clima não é adequado para brincar ao ar livre? Se sua família precisa de uma mudança de cenário, tente levar todos a um dos seguintes lugares:

  • Centros de recreação;
  • Pistas de skate;
  • Shoppings;
  • Centros de diversão cobertos.

Vá ao playground

Com o poder da imaginação, as crianças podem transformar um playground padrão em um paraíso mágico de inverno. Quer o parque infantil mais próximo seja na escola do seu filho, na sua igreja local ou num parque próximo, os parques infantis são úteis para incentivar as crianças a brincar. Além disso, se outras crianças estiverem brincando, seu filho terá uma ótima oportunidade de socializar e fazer novos amigos na área, o que é benéfico para o desenvolvimento cognitivo.

Labor Playgrounds

Na Labor Playgrounds, nós executamos projetos para sua área de lazer de forma completa, com equipamentos recreativos de alta qualidade e que seguem as normativas de segurança da ABNT. Além disso, também oferecemos o serviço de manutenções periódicas para os equipamentos.

Entre em contato conosco para que possamos entender como podemos ajudá-lo a desenvolver o melhor projeto de acordo com a sua necessidade.

Deixe um comentário