fbpx
,

A importância da alegria no desenvolvimento infantil

Os benefícios da alegria para as crianças

A alegria é um ótimo remédio para o estresse. O estresse tem efeitos possivelmente negativos durante o desenvolvimento infantil. É possível ampliar o bem-estar das crianças provendo os artifícios certos para combater o estresse. Veremos como isso pode ser feito, mas, antes, vamos discutir os benefícios da alegria para as crianças:

  1. Reduz a ansiedade

Eventos estressantes contínuos desencadeiam sentimentos de ansiedade, especialmente se esses sentimentos não forem tratados. Você pode notar estresse ou ansiedade em uma criança se ela apresentar sinais como:

  • Mudanças de humor;
  • Encenação;
  • Padrões de sono flutuantes;
  • Fazer xixi na cama;
  • Exagerar nos problemas menores;
  • Mudanças no desempenho acadêmico.

É normal que as crianças tenham momentos ocasionais de ansiedade, como quando estão brincando sozinhas no parquinho pela primeira vez. Quando você percebe que as crianças experimentam ansiedade ou estresse prolongado, a alegria pode diminuir esses sentimentos ansiosos.

  1. Aumenta a capacidade de aprendizado

O estresse contínuo enfraquece o cérebro em desenvolvimento da criança, levando a dificuldades de aprendizado, comportamento errático e saúde física e mental prejudicada.

Seu cérebro se comunica em diferentes áreas de conexões neurais. Novas conexões se formam ao longo de toda a sua vida, mas os desenvolvimentos neurais feitos durante a primeira infância determinam uma base forte ou fraca para que essas conexões adultas prosperem. Em termos mais simples, quando expostas a muito estresse, as crianças têm mais dificuldade em aprender e desempenhar durante toda a infância e na idade adulta. Mas quando expostas à alegria, elas podem absorver com eficiência novas informações e desenvolver um conjunto de habilidades que os ajudarão mais tarde na vida.

  1. Incentiva as crianças a experimentar coisas novas

As crianças entram no modo de autoproteção quando se sentem ansiosas ou estressadas. Conhecer novas crianças no playground ou criar coragem para escalar a parede de pedra é um desafio quando se preocupa em pensar nos eventos estressantes que acontecem em sua vida.

Quebre esses obstáculos dando à criança as ferramentas para superar e redirecionar esses pensamentos negativos para outros mais alegres. Incentive-as a sair da zona de conforto.

Cinco maneiras de explicar e despertar alegria nas crianças

Como a alegria pode ser uma emoção complexa, aprender a ensinar alegria para crianças em idade pré-escolar pode ser um desafio. A melhor maneira de explicar esse sentimento é despertá-lo em suas próprias vidas e redirecionar sua atenção para conexões alegres e longe de gatilhos estressantes. Você pode explicar a alegria a uma criança:

  1. Encontrando alegria em sua própria vida

As crianças são extremamente receptivas ao seu ambiente. Se você estiver se sentindo estressado, elas perceberão esses sentimentos e os espelharão em seu próprio comportamento. Trate-se com a mesma gentileza que você quer que elas se deem, como, por exemplo:

  • Falando abertamente sobre suas experiências, tanto positivas quanto negativas;
  • Desacelerando para experimentar plenamente o ambiente ao seu redor;
  • Resolvendo problemas com confiança.

Você não pode ensinar algo que você mesmo não entende completamente. Ao despertar alegria em sua própria vida e aprender com essas experiências, você pode mais facilmente despertar alegria na vida de seu filho.

  1. Criando um lar alegre

Assim como as crianças espelham o comportamento ao redor, elas são diretamente influenciadas pelo ambiente doméstico. Integre a alegria em sua casa:

  • Iniciando tradições familiares: faça tradições familiares que você possa praticar o ano todo;
  • Colocando significado por trás das tarefas domésticas: encontre alegria nas tarefas domésticas rotineiras, como lavar a roupa ou lavar a louça, colocando significado por trás dessas tarefas;
  • Contando suas bênçãos: reestruture sua mente para ser grato por suas bênçãos em vez de se preocupar com algo ausente de sua vida.

Praticar a gratidão tem mostrado aumentar a felicidade e alegria nas crianças. Cercar as crianças com essas práticas alegres em casa facilita a reformulação de seus pensamentos e processos internos.

  1. Redirecionando seus pensamentos negativos

Pensamentos negativos podem facilmente se transformar em estresse e ansiedade. Evite essa espiral emocional concentrando-se em pensamentos positivos e borbulhando alegria.

Direcione seus pensamentos negativos para o que as crianças apreciam agora. Dê alguns segundos para que elas registrem esses sentimentos alegres e agradecidos. Através da prática contínua, elas começarão a redirecionar seus próprios pensamentos e ganharão confiança para enfrentar situações estressantes.

  1. Gerenciando o tempo e as responsabilidades do seu filho

As crianças experimentam o mundo de forma diferente dos adultos. O mundo é muito maior e cheio de experiências diárias de aprendizado, que podem ser cansativas sem ter tempo para relaxar e recarregar. Se você perceber que seu filho está começando a reclamar de atividades ou extracurriculares, pergunte por que ele se sente assim.

As probabilidades são de que eles estão se sentindo sobrecarregados com agendas lotadas. Programe horários na rotina diária do seu filho para gostar de ser criança. Deixe-os se aconchegar no sofá com um bom livro, explorar o quintal ou brincar no parquinho do bairro.

  1. Saboreando a alegria do ar livre

Em um mundo cada vez mais tecnológico, as gerações mais jovens passam mais tempo em frente a uma tela do que participando de brincadeiras ao ar livre não estruturadas. As crianças se beneficiam de brincar ao ar livre de várias maneiras, como:

  • Absorvendo vitamina D;
  • Compreendendo como trabalhar com outras pessoas;
  • Exercitando através do jogo ativo;
  • Aprendendo a correr riscos;
  • Apreciando a natureza.

As oportunidades para brincar ao ar livre são infinitas. Agende uma data para brincar ao ar livre para o seu filho, comece um jardim, caminhe até a escola ou encontre um parquinho local para experimentar esses alegres benefícios que melhoram o humor.

Labor Playgrounds

Na Labor Playgrounds, nós executamos projetos para sua área de lazer de forma completa, com equipamentos recreativos de alta qualidade e que seguem as normativas de segurança da ABNT. Além disso, também oferecemos o serviço de manutenções periódicas para os equipamentos.

Entre em contato conosco para que possamos entender como podemos ajudá-lo a desenvolver o melhor projeto de acordo com a sua necessidade.

Av. Alexandre Cazellato, 4065. Betel – Paulínia/SP – CEP 13148-218

Desenvolvido por Inicial Comunicação